Dos 1.500 empregos diretos gerados pelo principal centro de compras da região, cerca de 900 são ocupados por mulheres e 450 por mães
Força de trabalho, jeitinho e alma femininos. Por trás do volume de vendas de R$ 140 milhões e um público de mais de 1 milhão de pessoas, que já passou pelo Catarina Fashion Outlet nos seus primeiros seis meses de funcionamento, estão as mulheres. Um protagonismo não só na frente do balcão, como consumidoras de grandes marcas, mas também atrás dele, ao exercerem diferentes funções e ocupando seis em cada dez empregos dentro do shopping.
Ou seja, dos 1.500 postos de trabalho diretos gerados até hoje pelo empreendimento, cerca de 900 são ocupados por mulheres. Detalhe: 50% dessas colocações, ou mais de 450 empregos em diferentes funções, de vendedoras a gerentes de lojas – são preenchidos por mães, que a exemplo de outras regiões desenvolvidas do país têm papel crucial na composição e melhoria da renda familiar e até mesmo são chefes de família e principais provedoras do lar.
Território feminino
“A fase de seleção, ocorrida há mais de seis meses, já indicava que as mulheres eram maioria e poderiam se firmar profissionalmente nesse novo espaço”, diz Camila Vaz, coordenadora técnica do PAT-São Roque, responsável pela triagem e encaminhamento de candidatos da região que concorreram às centenas de vagas oferecidas pelas lojas do outlet. “Do total de 2.572 encaminhamentos, 60% eram mulheres. Destas, metade eram mães e muitas delas chefes de família”, informa.
Antes restritas a alguns segmentos profissionais, as mulheres hoje desempenham as mais diferentes funções: seja na linha de frente como vendedoras nas mais de 90 lojas em funcionamento no shopping, seja nas áreas administrativa, de alimentação e segurança. Com idades entre 18 e 48 anos, elas cursaram no mínimo o ensino médio e, em muitos casos, a faculdade e residem em sua maioria em cidades da região como São Roque, Araçariguama, Itu, Alumínio, Barueri, Cotia, Sorocaba, além de moradores dos bairros do entorno, como Dona Catarina e Porta do Sol, ambos situados no município de Mairinque.
A compradora Margarete Alvarez, de 38 anos, foi contratada em julho de 2014 para trabalhar na área administrativa do Catarina Fashion Outlet, antes mesmo de o centro de compras abrir as portas. Mãe de Alexandra, de um ano, e grávida de Rafael, que nascerá em julho, Margarete é uma profissional com ampla experiência em operação de shoppings. Moradora de Cotia, ela não hesitou em trocar a segurança de seu emprego em São Paulo e abrir mão de outras oportunidades profissionais pelo cargo que ocupa hoje no outlet. “O ganho foi em todos os sentidos, profissional e pessoal”, diz Margarete.
“Cheguei em um momento importante do empreendimento, em que muitos processos estavam sendo consolidados. Aprendi muito com isso”, afirma. Além de se sentir motivada com as perspectivas do seu novo emprego, a economia de tempo foi outro aspecto que contou a favor para a compradora. “Gastava um tempo precioso para ir e voltar do trabalho. Em vez de 2h, hoje levo pouco mais de 35 minutos para me deslocar de casa até o Catarina”, comemora. “Como mãe e esposa, consigo me dedicar mais à família, além de ter uma qualidade de vida melhor”.
Cumprir bem o papel de mãe de Victor, de 11 anos, além de buscar um novo desafio profissional, fez com que a são-roquense Juliana Morais, 34 anos, concorresse à vaga de auxiliar administrativo na Daslu. Ex-dona de uma pequena loja de roupas femininas em São Roque, formada em administração e fluente em inglês, em pouco mais de quatro meses ela se tornou a gerente da loja, coordenando uma equipe de oito funcionárias. “Esse reconhecimento me fez compreender a dimensão deste empreendimento e as possibilidades que ele proporciona”, diz. “No trabalho ou em casa com a família, é fundamental empenhar-se, planejar, administrar o tempo e construir um bom ambiente de relacionamento através do diálogo”, conclui. Dica de uma profissional – e mãe – que chegou lá.