São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional é premiado pela ANAC e amplia a neutralização de emissão de gases de efeito estufa

A Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, em junho de 2024, elegeu o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional em 1°lugar na edição 2023 do Programa Aeroportos Sustentáveis. O reconhecimento foi dado na categoria de aeroportos até 200 mil passageiros e evidencia o compromisso do aeroporto com práticas sustentáveis.

O Aeroporto mantém diversas iniciativas que buscam a eficiência energética, hídrica e de resíduos, como o uso exclusivo de iluminação LED, incluindo o recém inaugurado sistema de taxiways, o uso de rebocadores de última geração 100% elétricos, reuso de água de chuva e o reaproveitamento completo de resíduos sólidos, sem envio para aterro sanitário.

No campo de conservação da biodiversidade, o aeroporto mantém um projeto junto à Associação Onçafari para monitoramento de grandes felinos, em especial da onça-parda, espécie presente nos mais de 200 hectares de reflorestamento mantido pelo empreendimento.
“Ficamos muito felizes com o reconhecimento e sabemos que é uma grande responsabilidade, mas queremos ir além e estamos ampliando o nosso compromisso em compensação de carbono.” comemora, Ronie, Diretor-geral do Aeroporto.

Projeto Catarina Carbon Free

Desde seu primeiro ano de operação, o Aeroporto já neutraliza 100% do carbono de suas operações e, a partir de junho 2024, soma-se às já reconhecidas iniciativas de sustentabilidade o projeto Catarina Carbon Free que compensará a emissão de carbono de todos os abastecimentos realizados em aeronaves no local, por meio da aquisição de créditos de carbono certificados por padrões internacionais.

Este projeto posiciona o São Paulo Catarina de maneira ímpar na agenda climática, promovendo um ecossistema comprometido com questões do clima. “O São Paulo Catarina é um aeroporto que nasceu com foco na excelência e não poderia ser diferente no uso consciente de recursos naturais, redução de impactos socioambientais negativos e potencialização dos impactos positivos do negócio”, declarou Ronie.