São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional Realiza Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica

No dia 28 de outubro de 2023 o Catarina Aeroporto realizou o Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica (ESEA), que tem como intuito mobilizar os integrantes do Plano de Emergência Aeronáutica (PLEM) e verificar a execução das ações recomendadas no referido plano, as quais seguem as diretrizes estabelecidas pelos órgãos reguladores da aviação.

A ação simulou saída de pista da aeronave com vazamento de combustível seguido de incêndio e remoção de vítimas graves, moderadas e leves, sendo as ações emergenciais realizadas conforme as categorias das vítimas.

O ESEA foi realizado pela Coordenação de Segurança Operacional com a equipe própria de Bombeiros de Aeródromo da Seção Contraincêndio do Aeroporto e contou com apoio da CCR Rodovias, Polícia Militar e Bombeiros Militar do Estado de São Paulo (com viaturas de resgate, carro contraincêndio e Helicóptero-Águia) e SAMU. Além disso, esteve presente a empresa AMBIPAR, que atuou no gerenciamento de crises e emergências ambientais através da simulação da contenção e gerenciamento de vazamento de combustível da aeronave, uma vez que o Programa de Gerenciamento de Riscos e Plano de Ação de Emergências Ambientais (PGR/PAE) é parte integrante do PLEM. O ESEA contou com diversos convidados da comunidade do entorno do aeroporto e da AB Colinas.

Após a simulação, foram realizadas pelos responsáveis de Segurança Operacional do Aeroporto as análises das ações realizadas de forma a assegurar a efetividade do planejamento estabelecido.

Lembramos que o telefone 0800 200 5013 é um serviço gratuito destinado a todos os moradores e cidadãos do entorno do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo e do Catarina Fashion Outlet, por meio do qual pode-se obter informações, fazer sugestões e reclamações ou esclarecer quaisquer dúvidas sobre o Empreendimento.